A Escola Estadual Serafim Salgado, localizada na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, foi palco de uma apresentação extra do Festival Internacional de Teatro e Artes Cênicas do Acre (FICATE 2024), neste sábado, 21. A peça “Los Cuentos de Gabotino”, do grupo argentino Bola 8, encantou os alunos e a comunidade escolar com uma performance repleta de humor, emoção e inclusão.
Com essa apresentação, a escola totalizou três sessões do FICATE durante o festival, reforçando o compromisso social de levar arte e cultura para todos os cantos da cidade, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade. O espetáculo ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, proporcionando aos alunos um momento de descontração e interação, independentemente de suas condições físicas ou sociais.
O ator argentino Gabriel Farvesani, intérprete principal da peça, destacou a importância de levar o teatro a diferentes públicos. “Para nós é muito importante a ação social quando fazemos teatro, porque podemos levar um sorriso a todo mundo. Todo mundo tem direito a desfrutar do teatro e das artes, e não importa a condição. O importante é que o artista tenha amor e se doe de todo o coração. Para mim, foi uma experiência muito, muito gratificante estar com eles, rir, brincar. Fico feliz de estar aqui em Rio Branco”, comentou Farvesani, emocionado com a recepção calorosa do público.
A professora mediadora Daniele Melo, que acompanhou a apresentação, enfatizou o valor educativo da iniciativa. “Levar teatro para os alunos em um dia alusivo, como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência ou o Dia da Consciência Negra, por exemplo, tem um valor educativo e cultural muito importante. O teatro é uma ferramenta poderosa de aprendizagem porque, além de estimular a criatividade e a expressão artística, ele também ajuda a contextualizar fatos históricos, sociais e culturais de uma forma viva e interativa”, explicou.
Daniele também destacou alguns dos principais benefícios de trazer o teatro para o ambiente escolar: Engajamento emocional e cognitivo; Desenvolvimento de habilidades sociais e interpessoais; Valorização cultural; Estímulo à reflexão crítica.
“Em resumo, o teatro em dias alusivos pode transformar a experiência de aprendizagem, tornando-a mais rica e envolvente, além de promover a formação integral dos alunos”, completou a professora.
O FICATE, que é realizado pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto Lá Quanto de Cá e está em sua segunda edição, e busca integrar a arte cênica ao cotidiano de comunidades que, muitas vezes, têm pouco acesso a atividades culturais.