As aulas da rede pública estadual continuam suspensas nesta terça-feira, 24, em Rio Branco e mais três cidades do Acre. A decisão foi tomada pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e do Comitê de Crise, devido à alta concentração de partículas no ar, que alcançou novamente níveis prejudiciais à saúde na segunda, 23.
A medida afeta os alunos da rede pública estadual na capital e nas cidades de Porto Acre, Senador Guiomard e Bujari permanecem sem aulas presenciais.
A previsão de retorno das atividades para segunda-feira, 23, que havia sido anunciada no domingo, 22, após uma breve melhora na qualidade do ar, foi cancelada com a chegada de uma densa camada de fumaça na capital e em cidades vizinhas.
Nessa segunda, 23, os índices de poluição chegaram a níveis alarmantes, com a plataforma IQ Air registrando 605 microgramas por metro cúbico (µg/m³), 40 vezes acima do limite considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 15 µg/m³.
Já por volta das 8h desta terça, 24, a situação é considerada “muito insalubre”. Segundo dados da plataforma IQ Air, a poluição em Rio Branco registra níveis 8 vezes acima do aceitável pela OMS.
Conforme nota divulgada pelo governo, a suspensão abrange a Regional Baixo Acre I, enquanto as demais regiões devem definir seus próprios encaminhamentos, conforme a qualidade atmosférica local.