Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo do Acre suspende atividades físicas nas escolas devido à má qualidade do ar; aulas teóricas seguem normal

Foto: Mardilson Gomes/SEE

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, anunciou a suspensão temporária das aulas que envolvem atividades físicas nas escolas estaduais.

Conforme nota publicada nessa segunda-feira, 2, a medida visa proteger os alunos dos efeitos nocivos da fumaça causada pelas queimadas que têm assolado a região.

O secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destacou que a suspensão das atividades físicas nas escolas será mantida até que a qualidade do ar apresente uma melhora significativa.

“Reforçamos a recomendação de ingestão de líquidos e utilização de máscaras durante este período, como medida preventiva contra os efeitos da fumaça”, diz a nota.

Apesar dessa decisão, as aulas teóricas estão mantidas na rede pública estadual do Acre, com o objetivo de garantir o cumprimento do calendário escolar e evitar atrasos em provas avaliativas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A poluição do ar tem alcançado níveis alarmantes em Rio Branco, onde, nessa segunda-feira, 2, a concentração de partículas poluentes foi registrada em um nível 22 vezes superior ao limite considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Suspensão das aulas da rede municipal

Diante dessa situação, a Prefeitura de Rio Branco decidiu suspender todas as aulas nas escolas municipais até sexta-feira, 6, com a possibilidade de prorrogar a medida caso a qualidade do ar não melhore.

A situação crítica também levou a Secretaria de Saúde de Rio Branco a estender o horário de atendimento de duas unidades de saúde até as 22 horas, focando no tratamento de doenças respiratórias.

Veja a nota do governo na íntegra:

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, informa a suspensão temporária apenas das aulas que envolvem atividades físicas, até que a qualidade do ar volte à normalidade.

Apesar da presença de fumaça oriunda das queimadas, decidiu-se manter as aulas teóricas nas escolas da rede estadual de ensino. A medida administrativa visa garantir o cumprimento do calendário escolar e evitar atrasos que possam prejudicar os alunos nas provas avaliativas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até ulterior deliberação.

Reforçamos a recomendação de ingestão de líquidos e utilização de máscaras durante este período, como medida preventiva contra os efeitos da fumaça.

Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura do Acre

Sair da versão mobile