O governo do Acre decidiu suspender todas as atividades escolares da rede estadual de ensino nesta quinta-feira, 5. A decisão, comunicada na noite dessa quarta-feira, 4, por meio de nota, foi motivada pela intensa presença de fumaça proveniente das queimadas que afetam o estado e outras regiões do país.
Conforme a nota, a medida tem como objetivo resguardar a saúde dos alunos, professores e demais trabalhadores da educação, considerando que as atuais condições atmosféricas podem agravar problemas respiratórios e gerar complicações à saúde, especialmente em pessoas mais vulneráveis.
Inicialmente, o governo havia suspendido somente as atividades físicas nas escolas estaduais. A prefeitura de Rio Branco suspendeu as aulas desde terça-feira, 3, até esta sexta, 6, podendo prorrogar a medida.
A poluição do ar tem alcançado níveis alarmantes em Rio Branco nos últimos dias. A concentração de partículas poluentes chegou esta semana a um nível 22 vezes superior ao limite considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outra medida tomada pelo governo foi cancelar o desfile de Sete de Setembro, estender o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e abrir 10 leitos no Hospital da Criança, além da intensificação das ações de fiscalização em todo estado.
Veja nota do governo na íntegra
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), informa que, devido à grave situação ambiental causada pela intensa presença de fumaça proveniente das queimadas que atingem o país, todas as atividades escolares da rede estadual de ensino estarão suspensas nesta quinta-feira, 5 de setembro de 2024.
A medida visa preservar a saúde e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação, visto que as condições atmosféricas atuais podem agravar problemas respiratórios e outras complicações à saúde.
A SEE está monitorando a situação e informará oportunamente sobre o retorno das atividades escolares. Pedimos a compreensão de todos e reforçamos a importância de seguir as recomendações das autoridades de saúde para minimizar os efeitos da exposição à fumaça.
Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura do Acre