Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu a Terra Indígena Nawa, na Comunidade Novo Recreio, em Mâncio Lima, no interior do Acre, devastando aproximadamente 110 hectares de floresta nativa. O fogo, que já dura vários dias, é o mais recente na região, localizada no Parque Nacional da Serra do Divisor, onde outro incêndio foi combatido há apenas uma semana.
Na manhã deste domingo (15), o Corpo de Bombeiros do Acre divulgou informações sobre o novo incêndio florestal que está consumindo áreas da terra indígena.
Este é o segundo incêndio significativo na Serra do Divisor em um curto período. Após seis dias intensos de combate, os bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) haviam conseguido controlar um incêndio anterior na região.
Operação
A Operação Novo Recreio foi ativada para aturar nos focos de incêndio, que ocorrem em três pontos distintos e de grande proporção, segundo os bombeiros.
A equipe, composta por dois especialistas em combate a incêndios florestais e dois agentes do ICMBio, contou com a colaboração de moradores locais para implementar estratégias de combate. No primeiro ponto de atuação, a equipe conseguiu extinguir o incêndio, mas a área devastada foi de 110 hectares.
Conforme o Corpo de Bombeiros, foi possível proteger cerca de 55 hectares.