A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para 21,23% da população acreana, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Em termos proporcionais, o estado ocupa o segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Piauí, onde 23,50% da população já possui o novo documento.
A meta do governo federal é emitir a nova CIN para 70% da população até o final de 2026. “Este é um projeto muito importante, porque a nova carteira vai além da segurança pública, é um instrumento de cidadania”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
Ele destacou que CIN é a porta de entrada das pessoas para os serviços públicos e benefícios sociais. “Com a CIN, vamos poder acompanhar todo o ciclo de vida dos cidadãos, podendo ofertar serviços públicos de forma automática, como na concessão de um benefício social”.
Uma das novidades do novo documento é que ele possui padrão nacional e número único, que é o CPF, reduzindo as chances de fraudes. Uma vantagem da CIN é a possibilidade de inserir números de outros documentos, como a CNH, Carteira de Trabalho, entre outros. “Isso vai permitir que a CIN seja o único documento que o cidadão vai precisar portar no futuro”, comunicou o governo.
A emissão do documento pode ser agendada AQUI. É necessário levar certidão de nascimento/casamento para concluir o serviço.