Mais de 340 mil estudantes da rede pública estadual do Acre que tiveram as aulas suspensas por conta da fumaça que encobre o estado voltam às salas de aula a partir desta segunda-feira, 23.
O anúncio do retorno das aulas foi dado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), nesse domingo, 22, após a melhora na qualidade do ar em todas as cidades do estado. No entanto, nesta segunda, a capital amanheceu novamente encoberta por densa camada de fumaça.
As aulas tinham sido suspensas novamente na tarde da última sexta-feira, 20, dia em que a capital acreana registrou índices de poluição quase 32 vezes acima do aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No domingo, a qualidade do ar na capital foi classificada como moderada.
Mas, após chuvas isoladas em algumas regiões do estado, a poluição na capital voltou a marcar índice considerado “perigoso” à saúde humana. Nesta segunda, segundo dados da plataforma IQ Air, a concentração de material particulado no ar alcançou 516 microgramas por metro cúbico (µg/m³), um número 34 vezes superior ao limite de 15 µg/m³ estabelecido pela OMS.
Mesmo assim, a SEE informou que está mantido o retorno das aulas na rede pública estadual.