Com evento que já faz parte do calendário dos universitários do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), ocorre nesta quarta-feira, 11, a partir das 18 horas, no Memorial Dos Autonomistas, a 12ª Mostra de Comunicação Visual.
Para a realização do evento, os estudantes utilizaram técnicas de fotografia dadas pelo professor Milton Chamarelli; os resultados serão divulgados na mostra.
Chamarelli falou, com exclusividade À GAZETA, sobre o processo de produção das fotografias para a exposição; segundo ele, a produção começa desde o primeiro dia de aula, quando são passadas todas as instruções do evento, uma vez que a disciplina já trata da Mostra de Comunicação Visual.
O tema principal da mostra desta edição é “Conexões Visuais: O poder da imagem social” e, de acordo com o professor, durante o período das aulas, há técnicas que são passadas aos universitários para que eles as adequem à temática social.
“Então, há todo uma ida e volta aos lugares, porque essas fotos não são fotos domésticas; como eu costumo dizer, não são fotos, em geral, tiradas em ambientes internos, muito pelo contrário, porque o que precisamos fazer é justamente mostrar aquilo que muitas vezes passa despercebido aos olhos de muitas pessoas”, diz Milton
A aluna do curso de Jornalismo Ludymila Maia, que faz parte da comissão de organização do evento, contou que a organização do evento está dividida por meio de comissões previamente definidas: a comissão de assessoria, de organização e de coffee break. Apesar de pré-definidas, no geral, ainda segundo a universitária, todos estão sempre se ajudando para fazer o evento acontecer e dar certo.
“Durante todo o processo estive nervosa esperando por esse dia, mas hoje estou confiante e muito feliz do trabalho que eu e meus colegas fizemos”, conta Ludymila.
Uma das novidades da mostra deste ano em comparação a edições anteriores é que, desta vez, os alunos não tiveram uma técnica específica para ser apresentada, como no caso do ano passado, quando a técnica foi a transparência.
Maia destaca ainda que aqueles que forem prestigiar o evento encontrarão diversas técnicas utilizadas pelos alunos, mas com uma única coisa em comum: a temática social.
“Ainda seguindo a temática social, nossa turma, em colaboração com o projeto União Solidária, estará recolhendo, durante o evento, alimentos não-perecíveis para que possam ser doados para as pessoas mais necessitadas”, relata.
Já o estudante de jornalismo e também integrante da organização da Mostra Júlio Queiroz, explicou que, por ser servidor público da saúde municipal e trabalhar em consultas e exames para especialidades médicas, sempre teve um olhar humanizado. “Foi a minha inspiração para as fotos, a recepção e o acolhimento”, declara.
Júlio complementa ao falar sobre o que o público pode esperar de um evento como esse. “Uma exposição de qualidade técnica e olhar sensorial, que captaram momentos que passam despercebidos no dia a dia da rotina de Rio Branco”, finaliza.
O professor Milton deixa uma mensagem ao estudantes sobre o sentimento enquanto professor em relação a mostra. “É um sentimento de muita gratidão, de muito carinho, por todos que fazem essa amostra, sobretudo os alunos e alunas que fazem parte da comissão, porque eles dedicam boa parte do seu tempo, e isso eu faço questão de frisar, porque eles trabalham, eles têm aula e ainda precisam se dedicar também a arrumar um tempo para dedicar a amostra”.
Ludymila ainda enfatiza que a mostra é uma das oportunidades que o público geral tem para prestigiar o trabalho dos alunos. “É um ótimo momento de destaque para o curso. Acredito que também seja uma ótima oportunidade para aqueles que sentem vontade de cursar jornalismo, assim podem ter um primeiro contato”, conclui.