O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do programa MP na Comunidade, participará no próximo sábado, 28, do Círio Social, evento que será realizado das 8h às 15h na Escola Lourival Pinho, em Rio Branco. A iniciativa, organizada em parceria com a Diocese de Rio Branco, contará com o apoio de diversas instituições e oferecerá uma ampla gama de serviços à população.
Entre os serviços disponibilizados pelo MPAC, estão o atendimento da Promotoria Eleitoral da 9ª Zona e do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caop Eleitoral), que fornecerão esclarecimentos sobre o processo eleitoral e atuarão na prevenção de irregularidades.
As 7ª e 8ª Promotorias Cíveis e o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) oferecerão atendimento jurídico, enquanto o Centro de Atendimento à Vítima (CAV) dará suporte com foco no atendimento a vítimas de violência de gênero. O Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) estará presente para fornecer serviços relacionados à saúde mental, além de assistência a pessoas em situação de rua e com dependência química.
Já a Ouvidoria-Geral do MPAC receberá denúncias e manifestações da comunidade, enquanto o Grupo de Trabalho para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA) realizará coleta de dados para auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas a esse público.
Também presente no evento, o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Napaz) conduzirá ações de mediação de conflitos e círculos de diálogo, oferecendo suporte para demandas de conciliação. Por fim, o Centro de Apoio Operacional (Caop) do Meio Ambiente promoverá uma palestra sobre a prevenção de queimadas, reforçando o compromisso com a conscientização ambiental.
O Círio Social contará ainda com uma variedade de outros serviços oferecidos com o apoio de diversas instituições, como assessoria jurídica, emissão de 2ª via de certidões e 1º via de carteira de identidade para quem nunca tirou.
Na área de saúde, serão realizados atendimentos odontológicos, vacinação e consultas médicas com especialistas, como cardiologistas e pediatras, além de exames preventivos e testes para detecção de câncer de pele e boca.