O nível do Rio Acre se manteve estável nas últimas 24 horas, segundo dados da Defesa Civil Municipal. O manancial permaneceu com 1,28 metro na medição das 6h desta quarta-feira, 11, em Rio Branco. Esse é o segundo menor nível da história.
Com essa marca, o rio fica a apenas três centímetros de atingir o menor nível da história em Rio Branco, que foi de 1,25 metro, em 2 de outubro de 2022.
O Acre enfrenta uma severa crise de seca, com 100% do seu território afetado pelo fenômeno. Por três meses consecutivos, o estado registra seca em toda a sua extensão, de mais de 152 mil km².
De acordo com dados do Monitor de Secas, o Acre teve uma intensificação significativa da seca entre junho e julho. Isto porque a área com seca extrema no estado aumentou, atingindo 14% do território acreano; essa é a condição mais severa no estado acreano desde novembro de 2022, quando o território entrou no Mapa do Monitor.
Em todo o mês de agosto, só foi registrado chuva no dia 9, que foi de 1,06 milímetro, em Rio Branco. Já em julho, segundo dados divulgados diariamente pela Defesa Civil Municipal, não houve registro de chuva em nenhum dos 31 dias. Até agora, setembro teve uma chuva, que acumulou 10,05 milímetros.