A décima sétima onda polar deve chegar no estado já no próximo domingo, 15, mas não deve provocar friagem. A informação é do pesquisador climático Davi Friale, divulgada na última quinta-feira, 12, no portal O Tempo Aqui.
Ainda segundo Friale, a vinda da onda polar deve dar uma trégua no forte calor que tem atingido todo o Acre. “Não será uma típica friagem, mas a temperatura ficará amena, principalmente durante a noite, até o amanhecer de terça-feira próxima”, esclareceu.
Além disso, os primeiros ventos desta “minifriagem” chegarão ao leste e sul do Acre nas primeiras horas do domingo, o que deve provocar chuvas na maioria dos municípios acreanos. “Em alguns pontos, as chuvas poderão ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, principalmente no centro do estado e no vale do Juruá”, reiterou.
Ainda segundo o pesquisador, os ventos soprarão – entre domingo e terça-feira – da direção sudeste, com fortes rajadas e velocidade que pode ultrapassar 50 km/h, o que ajudaria na ventilação e amenização da temperatura.
“No vale do Juruá, a incursão dessa onda polar será mínima, mas poderá provocar muita chuva, porém, de forma pontual. A melhor previsão é de que deverá chover, também, nas planícies da Bolívia, apagando os incêndios que têm ocorrido, cuja fumaça é trazida para o Acre pelos ventos que de lá sopram quando chegam as ondas polares”, finaliza.