O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), está intensificando as ações de fiscalização contra incêndios florestais no município de Feijó, por meio da Operação Sine Ignis (Sem Fogo). A operação, que visa conter a destruição ambiental provocada pelo uso irregular do fogo, tem como foco principal a perícia em áreas afetadas.
A equipe de peritos do CBMAC e do Ibama está realizando levantamentos detalhados nas áreas atingidas, o que é fundamental para auxiliar o processo de autuação dos responsáveis pelos crimes ambientais.
Uma das áreas periciadas até o momento possui mais de 400 hectares, e o proprietário foi identificado, recebendo um auto de infração pelo uso irregular do fogo. A perícia, que segue os métodos estabelecidos no Código Florestal Brasileiro, conforme o Art. 38, § 3º, tem um papel crucial na objetividade e precisão ao apurar a origem dos incêndios florestais.
Desde o início do ano, a Operação Sine Ignis já resultou na emissão de autos de infração que ultrapassam R$ 1,5 milhão, além de embargos de áreas devastadas. As ações têm sido intensificadas, dado o aumento dos focos de incêndio na região, principalmente durante o período de estiagem, que facilita a propagação das chamas.