A prefeitura de Assis Brasil, no interior do Acre, também decidiu cancelar o desfile cívico e militar em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado na edição desta quinta-feira, 5, do Diário Oficial do Estado (DOE).
O motivo, segundo a prefeitura, são as condições ambientais adversas que a região enfrenta, principalmente em razão da prolongada estiagem e seus impactos na saúde pública.
O decreto, assinado pelo prefeito Jerry Correia Marinho, reconhece a gravidade da situação, especialmente a escassez de chuvas desde abril, que tem resultado na baixa umidade relativa do ar e em uma qualidade atmosférica precária.
O documento destaca ainda que a medida considera orientações da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que detalham que o nível de material particulado no ar em Assis Brasil chegou a 82,11 µg/m³, muito acima do considerado saudável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece um limite de 15 µg/m³ em períodos de 24 horas.
A decisão municipal segue ainda decreto estadual que declarou situação de emergência ambiental em todo o Acre, devido à redução dos índices de chuvas e dos níveis dos rios, agravando o risco de incêndios florestais e prejudicando diretamente a qualidade de vida das populações urbanas e rurais.
Além do desfile, a prefeitura cancelou todas as atividades esportivas e comemorativas previstas para o feriado da Independência.
O governo do Acre já havia cancelado, na terça-feira, 3, o desfile de Sete de Setembro que seria realizado em Rio Branco, também como medida por conta da poluição do ar.