A Prefeitura de Rio Branco entregou nesta segunda-feira, 30, a ponte Almir Ferreira Resende, localizada sobre o igarapé Judia. Com 88 metros de extensão, a obra visa melhorar a mobilidade urbana na região do Segundo Distrito da capital acreana e beneficia moradores de mais de 20 bairros.
O projeto, que demandou um investimento de R$ 8.697.045,15, foi realizado com recursos de emendas da ex-senadora e atual vice-governadora do Acre, Mailza Assis, complementados por uma contrapartida da prefeitura.
Antônio Carlos Rodrigues de Souza, presidente da União Municipal das Associações de Moradores do Segundo Distrito, afirmou que essa era uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores.
“A gente sabe que o Segundo Distrito tem 60 bairros, mas os beneficiados por essa obra são 23 bairros. Por isso que a gente agradece e parabeniza a prefeitura de Rio Branco em nome de toda a comunidade beneficiada. São 30 anos e é um sonho que está sendo realizado para essa comunidade. Não só isso, a iluminação da BR-364, lá da rotatória do Parque Industrial até a rotatória lá do Hospital do Amor, toda a Vila Acre iluminada. Iluminação é segurança”, disse Antônio Carlos.
O secretário Municipal de Infraestrutura e Mobilidade, Antônio Cid Ferreira, ressaltou a importância da ponte para a comunidade. Ele informou que as obras, iniciadas em outubro do ano passado, levaram menos de um ano.
“São três regionais que, com toda certeza, vão ser atendidas com essa obra, que vão passar por aqui. A ponte encurta, no mínimo, 9 quilômetros, em termos de atalho para os moradores aqui dessa região chegarem no Centro da cidade”, afirmou o secretário.
A moradora Caroline Silva Rezende, filha do primeiro morador da região e líder comunitário, compartilhou seu sentimento de gratidão ao ver o sonho de seu pai realizado e pela homenagem de a ponte levar o nome dele. “É um sentimento de gratidão. Meu pai lutou por muito para que essa ponte fosse construída. E hoje, ele deve estar muito feliz vendo lá do céu essa conquista. Quando eu fiquei sabendo que ia ser homenageado o nome dele, eu fiquei toda besta”, disse.
A vice-governadora Mailza Assis, que destinou parte dos recursos para a obra enquanto era senadora, falou da satisfação em ver a conclusão do projeto. “Destinei esse recurso ouvindo a reivindicação da população desses bairros. Esta obra representa um grande valor para a comunidade e é um resultado de um trabalho árduo no Senado”, afirmou.