A Prefeitura de Rio Branco, através do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), deu início à captação de água do subsolo na região do Santo Afonso, localizada no Segundo Distrito da capital. Este projeto tem como objetivo abastecer a Cidade do Povo e promete ser uma solução sustentável para a crescente demanda de água potável na região.
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira explicou que, atualmente, cinco poços estão em funcionamento. O sistema está em fase de desenvolvimento, e com o aumento do número de poços, a expectativa é que a captação chegue a 50% ou até 100% do abastecimento até janeiro ou fevereiro do próximo ano.
“Neste momento, estamos com cinco postos funcionando. Esse é o que está mais desenvolvido, com uma capacidade média de 10 a 13 metros cúbicos por hora. Com esses cinco postos, a gente consegue abastecer em média 20% da Cidade do Povo já. A intenção é cavar mais 20 poços aqui ideia dentro desse complexo. Então, a ideia é, no máximo até janeiro e fevereiro, alcançar 50 a 100% da Cidade do Povo abastecida por postos”, informou Pereira.
O prefeito Tião Bocalom também abordou a relevância do projeto, ressaltando que há mais de 20 anos existia conhecimento sobre a presença do aquífero na região. Ele lamentou que, apesar das perfurações realizadas anos atrás, o projeto não foi adiante.
“Não conseguimos entender é o motivo pelo qual não continuaram com as perfurações de poços no segundo distrito, mesmo porque a cidade aqui toda é abastecida com água pelos caminhos pipas que sai do aquífero”, disse.
Bocalom explicou que o plano da administração é perfurar mais 20 poços, além de recuperar outros 15 que já foram perfurados anteriormente. “Nosso projeto inicial é 100% da Cidade do Povo ser atendida com água de postos”, afirmou.
Com isso, a prefeitura espera não apenas atender a demanda local, mas também reduzir em cerca de 17% o envio de água do primeiro para o segundo distrito.