O Festival Internacional de Cultura, Artes e Teatro (Ficate) 2024, realizado de 16 a 22 de setembro, em Rio Branco, promete ser um marco no calendário cultural da região. Promovido pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto Lá Quanto de Cá, o evento reunirá artistas, companhias teatrais e entusiastas da cultura de diversas partes do mundo, transformando a cidade em um verdadeiro epicentro de intercâmbio artístico e cultural.
O Ficate 2024 acontecerá em diferentes espaços, incluindo o Sesc Centro e oito escolas da capital. São elas:
– Escola Dr. Mário de Oliveira
– Escola Iracema Gomes Pereira
– Colégio Acreano
– Escola Padre Peregrino
– Escola Sebastião Pedroza
– Escola Serafim Salgado
– Escola João Mariano
– Escola Lourenço Filho
![Rio Branco se torna o epicentro da cultura e teatro com o Ficate 2024; veja programação 2 Rio Branco se torna o epicentro da cultura e teatro com o Ficate 2024; veja programação](https://agazetadoacre.com/wp-content/uploads/2024/09/WhatsApp-Image-2024-09-08-at-14.57.27-jpeg.webp)
Com uma programação diversificada, o festival oferecerá espetáculos teatrais, apresentações culturais, oficinas e debates, proporcionando uma rica troca de experiências entre os participantes e o público local.
Será uma semana intensa de atividades que visam não apenas entreter, mas também educar e engajar a comunidade, especialmente os jovens estudantes que terão a oportunidade de assistir a espetáculos de alta qualidade diretamente em suas escolas.
O artista e organizador da ação, Yuri Montezuma, compartilha seu entusiasmo com a realização do evento, que, segundo ele, abre janelas não só aqui no Brasil e na América Latina, mas também para países da Europa.
![Rio Branco se torna o epicentro da cultura e teatro com o Ficate 2024; veja programação 3 Rio Branco se torna o epicentro da cultura e teatro com o Ficate 2024; veja programação](https://agazetadoacre.com/wp-content/uploads/2024/09/WhatsApp-Image-2024-09-08-at-14.57.28-1-jpeg.webp)
“A gente está muito feliz em conseguir realizar essa segunda edição. Os grupos que estão vindo de fora acreditam muito no festival, acreditam que a gente pode realizar coisas boas no futuro. E realizar esses eventos nos abre janelas não só aqui no Brasil e na América Latina, mas também para países da Europa. Este ano tivemos interesse de países como França, Espanha e Portugal, e infelizmente não conseguimos trazê-los, mas para as próximas edições com certeza teremos grupos da Europa”, disse.
“No todo, é a gente trabalhar e realizar o festival da melhor maneira possível. Quem for assistir não vai se arrepender. Minha grande felicidade, minha grande alegria é que o festival agora está sendo descentralizado. A gente está levando para as escolas os espetáculos, e isso é muito bacana, é muito importante, porque sabemos que tem alunos que não têm oportunidade sequer de assistir a um espetáculo. Às vezes, não conseguem ir ao teatro, então é muito importante para a gente levar o espetáculo até o estudante”, continua.
Com atrações que vão desde peças teatrais até performances artísticas, o Ficate 2024 promete trazer o melhor da cena cultural internacional para o coração da Amazônia. Este festival é uma oportunidade única para vivenciar a arte e a cultura em suas mais variadas formas, fortalecendo a conexão entre artistas e comunidades e celebrando a diversidade cultural da região. Não perca a chance de fazer parte deste evento histórico que promete transformar Rio Branco em um palco global de criatividade e expressão artística.
Fonte: Assessoria