A Arena de Rodeio e Esportes Equestres da Expoacre, em Rio Branco, foi palco de fortes emoções durante a semifinal das provas de rodeio, nesta segunda-feira, 2. O evento é uma realização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri).
O rodeio, que começou com 35 peões do Acre e também de Rondônia e Amazonas, chega às semifinais com apenas 20 competidores. Os peões estão concorrendo a premiações de R$ 3 mil a R$ 10 mil, além de uma motocicleta e um quadriciclo, oferecidos pela empresa Honda Grupo Star.
“A Expoacre este ano está sendo muito boa, o rodeio pra mim é a atração principal, coisa boa; sou fã do esporte e acompanho o rodeio desde pequeno”, afirmou o autônomo Gustavo Leão. “Já tentei [ser peão de rodeio], levar essa vida, mas tudo no tempo de Deus”, afirmou, animado para assistir mais uma noite de competição.
O peão guiomaense Mateus Bernardino, de 21 anos, chegou às semifinais em quarto lugar e participa de rodeios desde 2012. “Minha trajetória tem sido abençoada, graças a Deus, me machuquei um tempo, mas voltei e tá tudo sendo tranquilo, ninguém pode reclamar, é tudo no tempo de Deus, nenhum machucado me impediu de continuar competindo”, relata.
“Ontem eu parei no meu boi, deu bom, estou em quarto lugar na nota. Todos os cowboys aqui são de bom trabalho, então, se for para eu ser o campeão, tudo bem, e se for para um deles ser também, tudo certo. Para mim, o que importa é sair daqui com saúde e voltar para a minha família. Estou feliz demais”, celebra o peão.
Na noite de domingo, 1º, Marcelo Adriano Silva, de Rio Branco, liderou a disputa com 168,75 pontos, seguido de perto por Osman de Oliveira, de Senador Guiomard, com 168,50 pontos, em seguida Alex Souza Aguiar 167,50 e fechando o top 4, Mateus Souza Bernardino 167,00.
A competição, que atraiu grande público, promete uma final eletrizante, destacando os talentos locais e a tradição do rodeio no Acre.
A final que promete momentos inesquecíveis para os amantes do rodeio será realizada às 20 horas desta terça-feira, 3.