Informações divulgadas na manhã desta sexta-feira, 6, pelo pesquisador climático Davi Friale, no site O Tempo Aqui, apontam que mais uma onda polar fraca – a sexta do ano – chega à capital do Estado. Porém, esta vem acompanhada de muita fumaça, que só deve começar a reduzir no domingo, 8.
De acordo com o pesquisador, mesmo com as chuvas de quinta, o calor e a má qualidade do ar seguirão ao longo de todo o feriadão.
“A chuva (…) foi consequência da chegada de mais uma fraca onda polar, que não provocará friagem, e a umidade originária do oceano Atlântico. No entanto, são exatamente estes ventos da onda polar que estarão soprando intensamente até sexta-feira, que trarão muita fumaça das queimadas da Bolívia, deixando o ar em péssimas condições para a saúde humana”, afirma Friale.
Ainda segundo o pesquisador, principalmente a capital acreana e o Vale do Rio Acre sofrerão com as consequências ambientais. “E, a partir de domingo, 8, a fumaça começará a diminuir, pois os ventos passarão a soprar do norte, com variações de noroeste e de nordeste”, explica, acrescentando que as maiores temperaturas, no período, devem oscilar entre 35ºC e 38ªC.