O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), está proporcionando oportunidades de capacitação e educação para adolescentes em medidas socioeducativas. Esta iniciativa faz parte do direito estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante acesso à escolarização e profissionalização para jovens privados de liberdade.
A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJAC está coordenando a implementação de cursos online oferecidos pelo IMM para os jovens do Centro Socioeducativo Acre. A segunda turma começou a participar das aulas virtuais na segunda-feira, 26, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud). Esses cursos seguem uma primeira turma que iniciou em agosto de 2023.
Os adolescentes participam dos cursos após completarem uma formação em informática oferecida pelo Senai e Senac, aplicando assim os conhecimentos adquiridos. O TJAC, através do Acordo de Cooperação Técnica n.º 556/2021 com o IMM, visa promover projetos de responsabilidade social e capacitação voltados para crianças e adolescentes.
Para garantir o acesso aos cursos, a primeira unidade recebeu computadores doados para que os jovens pudessem acessar o conteúdo. O próximo local a receber as capacitações será o Centro Socioeducativo Aquiry.