O Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado no Vale do Juruá, no interior do Acre, enfrenta um grave incêndio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, as chamas começaram há alguns dias, mas a informação só chegou ao conhecimento das autoridades neste sábado, 31.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Vale do Juruá, capitão Josadac Cavalcante, informou que os Bombeiros foram acionados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para atuar no combate ao incêndio.
“Deslocamos militares e equipamentos para o combate neste domingo, e só chegarão lá por volta das 17h, quando terei mais informações. Também foram enviados quatro brigadistas do ICMBio. Não sabemos ao certo o dia em que o fogo começou. Estima-se que já tenha atingido cerca de 10 hectares”, explicou o capitão.
O Parque Nacional da Serra do Divisor é uma unidade de conservação de proteção integral. O incêndio ameaça não apenas a vegetação, mas também a fauna local.
Em uma postagem nas redes sociais, o pesquisador e observador de aves Ricardo Plácido compartilhou um vídeo que mostra as chamas a cerca de 600 metros acima do habitat da choca-do-acre, uma ave rara que só pode ser encontrada no Parque Nacional da Serra do Divisor.
Plácido relatou que uma moradora do parque mencionou a queda de muitos ninhos de pássaros. “Os seres humanos não merecem esse planeta”, lamentou o pesquisador.
Estudiosos destacam que a Serra do Divisor é o quarto maior Parque Nacional do Brasil, abrangendo cinco municípios acreanos: Mâncio Lima (31,8%), Marechal Thaumaturgo (4,8%), Cruzeiro do Sul (23,1%), Rodrigues Alves (13,3%) e Porto Walter (27%).
Ver essa foto no Instagram
Nota do governo do Acre
O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), esclarece que a Serra do Divisor é uma Unidade de Conservação de gestão federal, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O órgão federal é responsável por fazer o acompanhamento com brigadistas e agentes de fiscalização. Já o Estado atua dentro do parque quando há solicitação oficial de apoio.
Neste sábado, 31, o Comando do Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Cruzeiro do Sul, recebeu uma solicitação enviada pelo ICMBio para atuar na unidade, especificamente em uma área atingida pelo fogo.
Uma equipe foi enviada para o local neste domingo, 1º, com previsão de chegada por volta das 16h. Deste modo, só será possível verificar a dimensão e a intensidade do incêndio após a avaliação da equipe in loco.
Por fim, esclarece que o apoio prestado pelo CBMAC na unidade de conservação não compromete o atendimento em nenhuma das bases do Juruá.
Cel Charles Santos
Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre