Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Família que iria se reunir em chácara no fim de semana sofre acidente grave na Transacreana

Uma família inteira – que não se via há bastante tempo e queria se reencontrar e passar momentos juntos neste final de semana – sofreu um grave acidente na sexta-feira, 13, no Ramal da Extrema, estrada AC 90, conhecida como Transacreana. Pelo menos 14 pessoas estavam na caminhonete, que caiu em uma ribanceira.

Segundo informações preliminares repassadas por uma das vítimas À GAZETA, seriam ao todo seis irmãos, com seus respectivos filhos. O condutor do veículo relatou que a família saiu da comunidade do Vale do Iaco, na zona rural de Sena Madureira, com destino à comunidade União, na região da Transacreana.

A localidade é acessada pelo km 14 da rodovia Transacreana, entrando no ramal do Barro Alto. Ocorre que, no km 02 do ramal Barro Alto, existe uma bifurcação que dá acesso ao ramal Extrema. O condutor não conhecia a localidade e tomou o rumo errado, pegando o ramal da Extrema que, com pouco mais de 2 km, termina no Riozinho do Rola. Foi justamente nesse local que o motorista perdeu o controle da caminhonete e capotou com 14 pessoas a bordo.

Na localidade, não existem placas de sinalização que indicam perigo à frente, ou fim da estrada.

Uma das vítimas ficou debaixo do veículo e sofreu lesões graves, porém e mesmo machucados, os ocupantes conseguiram tombar a caminhonete e socorrer a senhora.

O veículo parou à beira do Riozinho do Rola e ficou completamente destruído.

O colono José Oliveira, que mora próximo ao local, foi a primeira pessoa à chegar e socorrer as vítimas. O homem relatou que nunca tinha visto algo parecido.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e uma ambulância de suporte básico foi imediatamente enviada para atender à ocorrência. A viatura de suporte avançado também se deslocava para dar apoio.

Os socorristas realizaram os atendimentos necessários ainda no local e, das 14 pessoas que sofreram o capotamento, três ficaram bastante feridas e necessitavam ser encaminhadas com urgência para o Pronto Socorro da capital.

A vítima mais grave precisou ser intubada no local, pois sofreu um trauma fechado, múltiplas escoriações e complicações no pulmão. Ela foi entregue ao setor de traumatologia, onde permanece em observação.

Uma outra vítima sofreu um traumatismo craniano encefálico (TCE) grave com corte contuso no couro cabeludo, algumas escoriações pelo corpo e reclamava de dores lombares.

Outra pessoa que estava no veículo sofreu um provável trauma raque medular, uma fratura de fêmur direito e várias escoriações pelo corpo.

O acidente mobilizou 6 ambulâncias do Samu e contou com o apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que levou uma equipe médica para prestar apoio no local, já que uma das vítimas foi transportada para o PS na aeronave.

O secretário de Estado de saúde Pedro Pascoal foi pessoalmente ao local prestar todo apoio necessário às vítimas. Além disso, policiais militares do Batalhão de Trânsito foram acionados e uma equipe esteve no local, colheu todas as informações para a elaboração do boletim de acidentes de trânsito (BAT) e, em seguida, fez o acionamento dos profissionais da perícia para os procedimentos de praxe.

O motorista da caminhonete, de 49 anos, conversou com nossa equipe de reportagem e falou que acredita no milagre de Deus. Ele falou também que, quando percebeu que o ramal tinham terminado, tentou jogar o veículo pra lateral, na tentativa de salvar todos que se faziam presentes no interior do veículo. O condutor fez teste de bafômetro, que deu negativo.

Veja fotos da tragédia:

Sair da versão mobile