A Polícia Federal deflagrou a Operação Nacional Terabyte, nesta quarta-feira, 25, resultando na prisão em flagrante de um homem no Acre, em uma ação coordenada para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Conforme a PF, a operação tem como objetivo identificar e prender criminosos que atuam, principalmente, na internet, armazenando e compartilhando material de abuso sexual infantojuvenil.
A ação foi lançada em todo o país, com o cumprimento simultâneo de 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação. A ação contou com a participação de 750 policiais federais e civis, sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF).
No estado do Acre, um mandado de busca e apreensão foi cumprido, resultando na prisão de um indivíduo.
O nome da operação, “Terabyte”, foi escolhido em razão da unidade de armazenamento de dados, equivalente a 1.000 gigabytes, refletindo a intenção de investigar pessoas que possuem grandes quantidades de material de abuso sexual infantil.
A Polícia Federal já cumpriu, entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes.
Em um alerta à população, a Polícia Federal enfatiza a importância de os pais e responsáveis monitorarem e orientarem suas crianças e adolescentes tanto no ambiente virtual quanto no físico. “A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, diz a PF.