A Polícia Civil do Acre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NEIC) de Cruzeiro do Sul, encontrou na tarde desta segunda-feira, 16, o corpo de Rodrigo Duarte Gomes, de 28 anos, um dos presos foragidos do presídio municipal Manoel Nery. O cadáver foi localizado em uma cova rasa, próximo ao Rio Croa, na zona rural do município.
Rodrigo havia escapado da unidade prisional na madrugada do dia 9 de setembro deste ano, ao lado de outro detento, Adelcivane Gomes de Oliveira. A dupla usou uma barra de ferro para abrir um buraco na cela 12 do bloco 3 do presídio, facilitando a fuga, conforme informou o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).
Com uma extensa ficha criminal, Rodrigo foi preso em 2017 por porte ilegal de arma de fogo e, no mesmo ano, foi acusado de matar um homem em Rio Branco. Em 2018, ele foi novamente detido por tráfico de drogas. Além disso, Rodrigo era considerado de alta periculosidade por outros crimes graves. Em setembro de 2020, ele foi acusado de assassinar sua namorada e jogar o corpo em uma cisterna, crime pelo qual foi condenado a 35 anos de prisão em regime fechado.
O corpo de Rodrigo foi encontrado em avançado estado de decomposição e uma faca, supostamente usada no crime, estava no local. A Polícia Civil continua as investigações e acredita que ele possa ter sido vítima de um acerto de contas.
O caso segue sob investigação, com buscas em andamento para recapturar Adelcivane Gomes, o outro foragido da fuga.