A candidata a vereadora pelo NOVO Vanessa Facundes se defendeu, na tarde desta quinta-feira, 5, de uma acusação referente a uma suposta emenda parlamentar de R$ 20 mil, que estaria deixada de lado há quase um ano, do vereador Rutênio Sá (União Brasil). De acordo, com a candidata, o plano de trabalho foi entregue dentro do prazo legal e em conformidade com as solicitações da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa).
Segundo informações preliminares, um denunciante anônimo entrou em contato com um site de notícias local e afirmou que a emenda estaria perdida, acrescentando ainda que, com o montante, muitos animais seriam salvos. A pessoa que fez as acusações ainda afirma que Vanessa que, deixando de lado a emenda, animais ficam sem ração, remédio e até sem o direito a cirurgias.
De acordo com Vanessa Facundes, que também é advogada, um projeto desta magnitude requer inúmeras análises e distribuições em diversos setores da prefeitura, situação que demandaria tempo.
“Até que os valores sejam creditados na conta da instituição. Todas as solicitações documentais feitas pela secretaria [Municipal de Saúde] foram atendidas, restando tão somente o repasse de certidões expedidas pela receita federal”, afirma, reiterando não ter havido atraso ou negligência da parte da candidata ou da Organização Não Governamental (ONG) Patinha Carente, na qual Vanessa tem a presidência.
Facundes explica ainda ser de conhecimento de todos que o processo é burocrático e, no decorrer dele, inúmeros documentos são solicitados. “E muitos desses documentos sequer guardam relação com projetos de emenda parlamentar municipal; ao contrário da denúncia infundada recebida, a ONG Patinha Carente continua com o seu trabalho diariamente, enquanto aguarda o pagamento da emenda municipal”, afirma.
Para Vanessa, não é de se estranhar que, a partir do momento em que resolveu tornar público o desemparo à causa animal, receberia ataques e denúncias caluniosas. “Mas isto não me fará recuar! A luta continua!”, finaliza.