A candidata a vereadora pelo NOVO Vanessa Facundes, ativista da causa animal há pelo menos 13 anos, já fez, apenas durante a campanha, o resgate de pelo menos sete cães, incluindo quatro filhotes.
De acordo com Facundes, é extremamente importante que os candidatos entendam que podem fazer algo de concreto durante a campanha, e não apenas distribuição de santinhos e o pedido de votos.
“Atuo na causa animal há mais de 13 anos e sei a importância de pessoas como eu, que lutam pelos direitos dos animais, seguirem com o trabalho. Não posso parar de atuar por eles [animais], nem mesmo durante a campanha”, explica, acrescentando ainda que este é mais que um ato eleitoral. “É um senso de humanidade. Estamos vendo o que vem ocorrendo no meio ambiente em relação às queimadas, por exemplo. Vemos notícias de animais que não conseguem pisar porque as patinhas estão queimadas. Isto não é campanha, é amor”, explica.
Vanessa relembra ainda que, em 2014, durante a Cavalgada da Expoacre, desenvolveu um dossiê quanto aos possíveis crimes cometidos contra os animais ao Ministério Público do Acre (MPAC), na intenção de evitar os maus-tratos futuros.
“À época, um grupo de sete meninas se disfarçaram para verificar in loco a situação. Não fui porque não consigo aguentar ver este tipo de coisa, mas me relataram absurdos. A minha luta não vem de hoje”, finaliza.