O candidato a prefeito de Rio Branco Emerson Jarude (NOVO) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (26), com a diretoria e associados da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) para apresentar as suas propostas, especialmente as que são direcionadas à economia da capital.
Marcelo Moura, presidente da Acisa, destacou que Jarude é um grande parceiro da associação “desde que era vereador e agora, como deputado, sempre se empenhou em colaborar com nossas ações e no fortalecimento do empreendedorismo”.
Além de apresentar seu plano de ação, Jarude ouviu sugestões e respondeu questionamentos sobre suas metas para alavancar o comércio local.
Uma das perguntas foi relacionada ao abandono do centro da capital, que há anos está se deteriorando e perdendo a força comercial. Jarude pontuou que em seu plano de governo, uma das propostas para uma revitalização efetiva é, além de garantir a estrutura básica como iluminação e segurança, seguir o exemplo de outros estados e trazer habitações para gerar um ambiente de movimentação contínua.
“O centro de Rio Branco deveria ser o coração da nossa cidade, mas ao longo dos últimos anos foi negligenciado. O nosso objetivo é tornar a região uma área mista, com combinação entre comércio e habitação. Por falta de políticas econômicas, a área está em total degradação, o que mais vemos é lojas fechadas, com placa de aluga-se, sendo invadidas e desvalorizando os comércios vizinhos que ainda resistem. Além disso, esse é um setor que passa por grande ociosidade nos fins de semana e à noite, e quando nós trazemos moradia para esses lugares geramos movimentação e, consequentemente, mais segurança”, explicou.
Outro ponto do plano de governo de Jarude é a a criação do Programa Empreender com Juros Zero. A Prefeitura irá subsidiar os juros de empréstimos feitos por empreendedores que optarem em aderirem ao programa, sendo necessário participar de um cursos de capacitação em economia financeira, marketing, planejamento, dentre outros assuntos, com certificação para ter direito à captação de empréstimo a juros zero.
Jarude também pretende conceder incentivos fiscais para estimular setores da economia.
“Nós vamos ter um plano de benefícios fiscais com a redução ou isenção da cobrança de tributos como IPTU e o ISS [Imposto Sobre Serviços] para as empresas que se instalarem aqui, pois o benefício direto é muito maior do que a arrecadação desse impostos e se nós não oferecermos benefícios, as empresas nunca vão vir para cá e o empreendedor nunca vai crescer”, afirmou Jarude.
O candidato também foi questionado por ambulantes que hoje estão proibidos pela prefeitura de atuar no centro de Rio Branco. Uma dessas pessoas há anos perseguidos. “Hoje a gente tem que se esconder para trabalhar, parece que estamos cometendo um crime, quando o que a gente quer é sustentar nossas famílias”.
À ela, Jarude garantiu que sua gestão vai regularizar a situação de todos os ambulantes e destacou que seu plano de governo já prevê a desburocratização e simplificação dos processos de abertura, regularização e fechamento de empresas em Rio Branco.
“Hoje parece que a Prefeitura vê um cidadão empreendendo, buscando o seu sustento e pensa: vou acabar com isso. A nossa gestão será voltada para incentivar a independência econômica da nossa população, vamos oferecer todo suporte para regularizar a situação dos informais hoje e capacitá-los para que o negócio prospere”, pontuou.
Por fim, o candidato firmou o compromisso com mulheres empreendedoras de fortalecer iniciativas como feiras, eventos e espaços de comercialização de produtos locais.