A nova pesquisa da Real Time Big Data, encomendada pela Rede Record e divulgada nesta quarta-feira, 25, pela TV GAZETA, revela que o atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), lidera a disputa pela reeleição, com 49% das intenções de voto, na consulta estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos.
Em um comparativo com a pesquisa anterior, realizada entre 27 e 29 de julho, na qual Bocalom registrou 39%, a nova consulta indica um aumento de 10 pontos percentuais nas intenções de voto.
Marcus Alexandre (MDB), ex-prefeito, aparece em segundo lugar, com 35%, apresentando uma redução de 2 pontos percentuais em relação aos 37% da pesquisa anterior.
Emerson Jarude (Novo) e Jenilson Leite (PSB) registraram 5% cada um. Os votos em branco ou nulos somaram 3%, e 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Em comparação com a pesquisa anterior, Jarude se manteve estável, subindo de 4% para 5%, enquanto Jenilson Leite caiu de 9% das intenções de voto para os 5% atuais.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A nova pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de setembro de 2024, com uma amostra de 1 mil entrevistados de diferentes regionais, faixas etárias, rendas e escolaridades, possuindo um nível de confiança de 95%.
Consulta espontânea
Na consulta espontânea, Tião Bocalom mantém a liderança nas intenções de voto, com 37%, um aumento em relação aos 17% da pesquisa anterior. Marcus Alexandre também viu sua menção espontânea crescer de 15% para 20%.
Emerson Jarude manteve 1% das menções espontâneas, enquanto Jenilson Leite não foi mencionado na nova pesquisa, sendo que na anterior tinha tido 1% das intenções.
Os votos em branco ou nulos somaram 14%, e 25% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Votabilidade
Os dados de votabilidade revelam que 39% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em Tião Bocalom (PL), enquanto 27% optariam por Marcus Alexandre (MDB). Emerson Jarude (Novo) e Jenilson Leite (PSB) têm 3% cada um quando questionados se votariam com certeza.
Quando analisada a possibilidade de voto, Tião Bocalom tem 22%, enquanto Marcus Alexandre apresenta 25%. Emerson Jarude e Jenilson Leite possuem 18% e 17%, respectivamente, nesse cenário.
Por outro lado, a rejeição para Tião Bocalom é de 32%, enquanto Marcus Alexandre tem 38% de não preferência. Os níveis de rejeição são ainda mais altos para Emerson Jarude (48%) e Jenilson Leite (50%).
Quanto à familiaridade dos eleitores, 7% não conhecem o suficiente Tião Bocalom para opinar, em comparação a 10% para Marcus Alexandre. Emerson Jarude e Jenilson Leite apresentam taxas mais altas de 31% e 30%, respectivamente, de eleitores que não os conhecem suficientemente para formar uma opinião.