A advogada Vanessa Facundes – candidata ao cargo de vereadora pelo Partido Novo – começou cedo no ativismo. Isto porque, ainda aos 16 anos, decidiu que seria a voz daqueles que não podem falar: os animais. Hoje, a jovem de 30 anos tenta uma vaga na Câmara de Rio Branco, e promete fazer trabalhos que deem o respeito à vida de todos os seres vivos.
Segundo a própria, o amor pelos animais veio ainda na infância: são inúmeras as fotos da candidata ao lado de cães, gatos e outros bichos enquanto criança.
“Eu sempre amei animais, sempre quis estar próxima deles. Nunca achei certo maltratar um bichinho, eu sempre tive esse amor que eu sequer sabia explicar, porque não tinha idade”, diz.
Em 16 de dezembro de 2011, Vanessa, ainda adolescente, fundou a Sociedade Amor a Quatro Patas, uma associação sem fins lucrativos, juntamente com Luciana Souza e Mariana Lima.
“Iniciamos com uma campanha, o Natal Animal, em que nos organizamos para arrecadarmos rações e distribuí-las aos animais de rua nos dias 23 e 24 de dezembro daquele ano; em janeiro de 2012, já fizemos uma reunião para formalizá-la”, explica.
Após, Facundes fundou uma outra associação: a Patinha Carente. Desde então, a jovem – que também é ativista da causa das mulheres, como advogada – atua até hoje pelo direitos dos animais.
“Sei que muitos pensam que é uma bobagem, que os animais não merecem respeito. Mas acredito que, enquanto não visualizarmos a importância de cuidarmos de outros seres vivos além de nós, não teremos uma sociedade justa. Há muito mais vida que a dos humanos, que merece ser respeitada, cuidada e amada”, finaliza.