Manoel Pereira de Castro, um idoso de 85 anos, compareceu à Escola Serafim Salgado, localizada na Baixada da Sobral, em Rio Branco, para votar neste domingo, 6. Mesmo enfrentando a deficiência visual, seu Manoel faz questão de participar do processo eleitoral.
“Faço questão sim porque não é mais uma obrigação na minha idade, mas me interessa. Me interessam os candidatos, por isso faço uma forcinha pra ver se aquele candidato que eu vou votar nele ganha”, explicou. Para ele, o voto é um ato significativo e não apenas um dever. “Com o meu voto eu já tenho mais uma forcinha para o candidato”, acrescentou.
Seu Manoel perdeu a visão total em 2013 e, apesar das limitações, ele não deixa de ir às urnas sempre que pode. “Olha, eu venho votar em todas as eleições, me esforço para isso”, afirmou, embora reconheça que algumas vezes não consegue ir devido a problemas de transporte ou sua condição de saúde.
Neste domingo, ele foi auxiliado por um vizinho para chegar ao local de votação e também na urna. Em sua seção eleitoral, seu Manoel já é conhecido e tratado com carinho pelos mesários, que o parabenizaram por mais um ano de votação.