A enfermeira Ana Breatriz de Assis Souza foi exonerada, nesta sexta-feira, 18, da presidência da Fundação Hospital Estadual do Acre (Funchacre), cargo que exerceu por pouco mais de seis meses. A saída da gestora se deu a pedido dela mesma.
A informação foi veiculada à noite, em edição extraordinária do Diário Oficial. Ana Beatriz deixa o comando da maior unidade de saúde do Acre para assumir o cargo de diretora executiva do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).
Em seu lugar na Fundhacre, assume, cumulativamente, o secretário de Saúde Pedro Pascoal, nomeado na mesma edição do Diário Oficial. Segundo o documento, ele não receberá, por hora, remuneração extra.
Ana Beatriz é dona de extenso currículo na área da saúde. Ao longo de sua jornada, destaca-se a contribuição como apoiadora local da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde atuou por cerca de dois anos, e no Programa SOS Emergência e Força Nacional do SUS.
Integrou, ainda, os quadros da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), onde trabalhou por vários anos enquanto diretora de Redes de Políticas Públicas de Saúde e Vigilância, secretária adjunta de Assistência à Saúde, secretária executiva, assessora técnica de Planejamento, Contratos e Convênios e diretora de Regulação e Rede de Atenção à Saúde.
Beatriz possui especialização em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF), além de especialização em Oncologia Multidisciplinar na Fameta, em Rio Branco.
Ela também foi bolsista da Agência Internacional de Cooperação do Japão no curso de fortalecimento da saúde materna e infantil. Participou, por fim, do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Clínica e Coordenação Médica no Instituto de Salud Carlos 3º de Madrid, na Espanha.