Doze pessoas, com histórias, vidas, lutas, dores e conquistas, perderam as vidas em um domingo trágico após a queda de um avião de pequeno porte, modelo Caravan. O acidente ocorreu há exatamente um ano, no dia 29 de outubro de 2023, nas proximidades do Aeroporto de Rio Branco.
No domingo, dez passageiros – nove adultos e um bebê – e mais dois tripulantes se dirigiam ao município do Envira, no Amazonas.
Após o acidente, a guarnição do Corpo de Bombeiros, que fica baseada no aeroporto, foi imediatamente acionada pelo Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), além da guarnição do 3º Batalhão, do bairro Rui Lino, o mais próximo do aeroporto, para reduzir os danos do acidente e tentar resgatar vítimas com vida.
Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Ciopaer também se deslocaram até o local para auxiliar nas ações de resgate. Infelizmente, as vítimas morreram carbonizadas e as causas do acidente serão investigadas pelas agências competentes.
Investigações
Após um ano da tragédia, aproximadamente 55% das investigações foram desenvolvidas, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Atualmente, encontram-se em desenvolvimento a coleta de dados dos componentes da aeronave, ao sistemas da aeronave, ao desempenho técnico do ser humano e aspectos psicológicos.
Além disso, estão em fase de exame questões de segurança relacionadas à operação da aeronave em geral, o sistema e componente da aeronave e a manutenção e reparos.