Após enfrentar dias como a cidade mais poluída do Brasil, Rio Branco registrou uma melhora significativa na qualidade do ar nos últimos dois dias.
De acordo com a empresa suíça que mede os níveis de poluição do mundo, a IQAir, a capital acreana apresentou uma qualidade do ar classificada como “boa”, nesta sexta-feira, 11.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a média diária de concentração de material particulado na atmosfera esteja abaixo de 15 μg/m³. Na manhã desta sexta, o registro era de 4,8 µg/m³, segundo a plataforma de monitoramento.
Nas últimas semanas, Rio Branco ficou encoberta por densa camada de fumaça, sendo classificada por dias com grau “perigoso” de poluição. No dia 23 de setembro, a capital chegou a concentrar níveis de poluição 40 vezes acima do limite considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As aulas foram suspensas tanto na rede pública estadual como municipal de ensino por conta da situação.
Todas as cidades do Acre estão com qualidade do ar considerada boa nesta sexta-feira, 11. A classificação da IQAir varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”.