Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após mais de cinco meses, nível do Rio Acre passa dos 3 metros em Rio Branco

Foto: Juan Vicent Diaz

O Rio Acre voltou a ultrapassar a marca dos três metros em Rio Branco nesta quarta-feira, 30, registrando 3,43 metros às 6h, de acordo com a Defesa Civil Municipal. A última vez que o manancial havia atingido essa cota foi em 24 de maio deste ano, quando marcou 3,02 metros, sinalizando uma pequena recuperação após meses críticos de estiagem.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o aumento de nível no rio é um indício positivo, mas ainda não representa uma trégua da seca que afeta a região. “Nós não podemos garantir ainda, é precoce, dizer que estamos tendo uma trégua da seca,” afirmou Falcão.

Ele explicou que, embora as chuvas tenham começado a ocorrer, elas ainda são insuficientes para resolver o problema. “Continuamos fazendo abastecimento de água nas comunidades rurais, atendendo mais de 30 mil pessoas”, acrescentou, enfatizando que muitas áreas continuam sem acesso adequado à água.

A oscilação do nível do rio ainda é instável, com vazante em outras áreas da bacia hidrográfica, o que indica que o nível pode voltar a cair em breve. “Hoje, por exemplo, não temos mais água para chegar aqui”, destacou o coordenador, prevendo que o nível do rio pode voltar à marca dos dois metros nos próximos dias.

Este ano, o Rio Acre atingiu a menor cota de sua história desde 1971, registrando apenas 1,23 metro em 21 de setembro. A previsão é de que as chuvas devem retornar apenas no próximo sábado, 2, o que pode ajudar a estabilizar o nível do rio e amenizar os efeitos da seca na região.

Sair da versão mobile