7 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

7 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Após se formar no ensino público, jovem professor de 25 anos já está no doutorado e comemora: ‘a educação transforma vidas’

Jardesson Kennedy é professor de ciências há dois anos, mestre em produção vegetal e já está cursando o doutorado.

Wellington Vidal por Wellington Vidal
15/10/2024 - 16:50
Foto: Cedida

Foto: Cedida

Manda no zap!CompartilharTuitar

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. As palavras do educador e filósofo Paulo Freire refletem e inspiram histórias como a do jovem professor de Ciências Jardeson Kennedy. Neste dia dos professores, Jardesson contou À GAZETA sobre a sua trajetória como docente e acadêmico.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Kennedy, aos 25 anos, é formado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação do Acre (Ifac), mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Acre (Ufac), onde, atualmente, cursa o doutorado na mesma área e leciona aulas de Ciências em uma escola da rede particular. O docente conta que a vontade em ser professor surgiu ainda na infância, nas brincadeiras de escolinha que fazia com os colegas. O interesse cresceu quando ele notou que poderia mudar vidas. “Eu acredito que essa é a importância da profissão, o professor muda vidas”, diz.

Após se formar no ensino público, jovem professor de 25 anos já está no doutorado e comemora: 'a educação transforma vidas'
Jardeson Kennedy em prática laboratorial no curso de Doutorado em produção vegetal pela Ufac. Foto: cedida

O biólogo relata que buscou seguir carreira acadêmica logo que se formou, no objetivo de se qualificar, visto que o mercado de trabalho tem sido cada vez mais competitivo. Ele está lecionando Ciências para turmas do 6º ao 9º ano em uma escola da rede privada há dois anos, no entanto, enfatiza que o professor recebe um salário muito baixo no Brasil, apesar de muitas pessoas pensarem ao contrário, principalmente quando se trata de professores que ministram aulas em instituições de ensino superior.

Ao ser questionado sobre os desafios que os professores têm vivenciado em meio ao mundo digitalizado, Jardeson declara que infelizmente muitos alunos estão perdendo o hábito de ler livros para buscar respostas nas inteligências artificiais o que ele enxerga como algo negativo.

“As plataformas têm que vir para somar e não para tirar o espaço dos professores, mas eu acredito que a gente vai conseguir sobressair porque as pessoas vão entender que o papel do professor físico é extremamente necessário e importante”, afirma.

Jardeson se emociona ao perceber que hoje, atuando na profissão, possui o papel de transformador de vidas, assim como um dia ele também foi transformado por um professor enquanto ele cursava o ensino fundamental. 

Neste dia dos professores, o jovem deixa uma mensagem aos seus alunos e aos futuros profissionais da educação: “A educação transforma vidas, é preciso dar valor à educação pública, gratuita e de qualidade, porque foi em uma escola pública que eu fui moldado e isso precisa ser defendido, jamais deixem de acreditar no poder da educação”, finaliza.

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prefeitura planeja isentar comerciantes do Mercado Velho de pagamento de IPTU e alvará

Próxima Notícia

Incra abre inscrições para seleção de 169 famílias em dois assentamentos no Acre

Mais Notícias

Ifac oferta 50 vagas para cursos gratuitos de inglês e espanhol; veja como se inscrever
Destaques Cotidiano

Ifac mantém abertas inscrições para seleção de assistente pedagógico da UAB com bolsa de R$ 1,5 mil

06/07/2025
Natal altera funcionamento de serviços públicos, bancos e shopping; confira
Destaques Cotidiano

Empresários de Rio Branco veem instabilidade econômica como ameaça ao consumo, aponta pesquisa

06/07/2025
Eric Land e Wesley Safadão encerram Expoacre Juruá 2025 neste domingo em Cruzeiro do Sul
6º destaque

Eric Land e Wesley Safadão encerram Expoacre Juruá 2025 neste domingo em Cruzeiro do Sul

06/07/2025
Tancredo Neves, Alto Alegre e Cidade do Povo foram os bairros que mais registraram casos de dengue em 2022
Destaques Cotidiano

Acre registra mais de 9 mil casos prováveis de dengue até junho; crescimento de 136% em relação a 2024

06/07/2025
Acre segue em alerta para aumento de casos graves de vírus respiratório entre crianças, aponta Fiocruz
4º destaque

Casos de síndrome gripal e respiratória somam mais de 16 mil no Acre no primeiro semestre de 2025

06/07/2025
Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça-feira
Destaques Cotidiano

Violência contra indígenas no Acre é mais que o dobro da média nacional

06/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Governo federal anuncia dois novos assentamentos para reforma agrária no Acre

Incra abre inscrições para seleção de 169 famílias em dois assentamentos no Acre

Governo anuncia 1ª parcela do 13º e antecipação do pagamento do salário de julho para servidores do Acre

Prazo para sacar 'dinheiro esquecido' no sistema do Banco Central termina nesta quarta

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre