A campanha de vacinação contra a Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), segue em todo o Acre até o dia 26 de outubro. Para convencer a população a se imunizar, a pasta veicula peça publicitária na TV aberta, no rádio, em carros e barcos de som, outdoor social e internet.
“A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença e suas complicações. As vacinas são comprovadamente eficazes, seguras e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e considerando os principais vírus em circulação no Brasil”, afirma o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti.
Desde 2023 o MS emprega outra estratégia de imunização, que, tradicionalmente, era realizada entre abril e maio. O intuito é atender às particularidades climáticas da região, vacinando a população antes do chamado “inverno amazônico”, quando há maior circulação viral e transmissão da doença.
A prioridade da campanha é vacinar grupos de risco como idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. A meta é alcançar 90% de cada um desses grupos.