Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Casos de Covid-19 aumentam entre idosos no Acre, aponta boletim da Fiocruz

O novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira, 10, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), trouxe um alerta para o estado do Acre: foi identificado um sinal de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos, provavelmente causado pela Covid-19. A tendência contrasta com a estabilização ou diminuição observada em diversas regiões do país, especialmente no Centro-Sul.

Segundo a análise, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência de casos positivos de Covid-19 (Sars-CoV-2) foi de 30%, e entre os óbitos, o número registrado chegou a 63%. A análise tem como base dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), coletados entre 29 de setembro e 5 de outubro, correspondendo à Semana Epidemiológica 40.

O Acre é um dos três estados, ao lado de Pará e Pernambuco, com aumento dos casos de SRAG entre idosos, grupo especialmente vulnerável à Covid-19.

O boletim também destaca que 10 capitais brasileiras, incluindo Rio Branco, apresentam sinais de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo, ou seja, nas últimas seis semanas.

A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, Tatiana Portella, reforçou a importância da vacinação, particularmente para grupos de risco como idosos, crianças e pessoas com comorbidades.

“Gostaria de reforçar também a importância da vacinação em crianças pequenas, já que esse é um dos grupos, junto com os idosos, com maior incidência de internações pelo vírus. Então é muito importante que os pais levem seus filhos para vacinar contra a Covid-19”, afirmou.

Além disso, Portella recomenda o uso de máscara em locais fechados ou com aglomeração, especialmente em regiões com aumento de casos de SRAG, como o Acre.

Sair da versão mobile