Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cidades do Acre participam de pesquisa nacional do Ministério da Saúde sobre violência e acidentes

Foto: internet

Rio Branco e Cruzeiro do Sul integram o grupo de cidades participantes da 6ª edição do Viva Inquérito, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que vai coletar informações sobre o perfil de vítimas de violência e acidentes atendidas nas unidades de urgência e emergência do Brasil.

O estudo, iniciado nessa terça-feira, 1, e que ocorre em todo o país, visa identificar fatores de risco e sugerir medidas de prevenção adequadas.

Profissionais treinados e identificados vão visitar os hospitais das cidades acreanas para entrevistar pessoas vítimas de violências interpessoais, violências autoprovocadas e de acidentes, como de trânsito, quedas e queimaduras.

A pesquisa, que conta com aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe), tem como objetivo levantar o perfil das vítimas e fatores associados a esses agravos, subsidiando a formulação de políticas públicas mais eficazes no combate e na prevenção de tais ocorrências.

De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha das unidades de saúde que participarão do estudo foi realizada por sorteio aleatório com base em critérios científicos para garantir uma amostra representativa dos atendimentos realizados em serviços de urgência e emergência em todo o país.

Durante a coleta de dados, os entrevistadores estarão identificados com crachás e vestimentas específicas do Viva Inquérito, além de portar documentos oficiais que comprovam a autorização do Ministério para conduzir o levantamento.

As edições anteriores do ‘Viva Inquérito’ foram fundamentais para compreender a dinâmica de violências e acidentes no Brasil. Com os dados coletados, foi possível identificar áreas prioritárias para intervenção e propor medidas que melhorassem o atendimento e a vigilância nos hospitais.

Sair da versão mobile