O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, entregou nesta segunda-feira, 7, na Estação de Tratamento de Água (ETA II), novos conjuntos de motor e bombas, adquiridos pela gestão para melhorar o abastecimento de água nas regiões mais afetadas da capital.
O investimento, que totaliza cerca de R$ 4 milhões, é parte de um pacote de medidas destinadas à melhoria da estrutura da ETA II, estação responsável por mais de 60% da captação de água da cidade. Com essa atualização, esse sistema de abastecimento de Rio Branco deve ter sua eficiência ampliada em 70%, beneficiando diretamente quatro regionais.
Bocalom destacou que as bombas, que operavam há mais de 25 anos, estavam longe de atender à demanda crescente de Rio Branco.
“Esses novos equipamentos vão garantir um avanço significativo no fornecimento, mas ainda precisamos investir em outros aspectos, como a troca de tubulações antigas e a diversificação das fontes de captação”, afirmou o prefeito.
O gestor explicou que o valor é proveniente de recursos próprios do município e que, há mais de duas décadas, não se via tamanha renovação no sistema de captação de água da capital. “Isso mostra que, quando a gente cuida bem do dinheiro público, ele rende e conseguimos fazer melhorias que vão impactar diretamente a qualidade de vida da população”, disse.
Além das novas bombas, a prefeitura planeja a substituição de redes antigas de distribuição e a implantação de hidrômetros mais modernos para melhorar o controle do consumo. Também está prevista a perfuração de poços artesianos para complementar o fornecimento de água durante o período de estiagem e a construção de lagoas que servirão como reservatórios no verão.