O Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, foi palco, na noite desta terça-feira, 22, da abertura da Oficina Territorial sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC). Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), a atividade contou com a participação de fazedores e fazedoras de culturas, artistas e gestores públicos do Acre.
A abertura do evento ficou sob a responsabilidade da Maracatu Pé Rachado, que abrilhantou os corredores do Centro de Convenções com toda a sua musicalidade, na sequencia, a Companhia de Teatro Cia Visse e Versa promoveu um cortejo até a sala de apresentação, finalizando com a apresentação de um trecho do espetáculo O Rinoceronte.
A proposta da oficina é identificar os principais desafios culturais do Acre, garantindo que a realidade local seja considerada na construção do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), para os próximos dez anos. A ação está sendo promovida pelo Minc em todos os estados, e o Acre é 6° unidade federativa a receber a formação.
Segundo a secretária Nacional dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, o momento é de união da sociedade para instrumentalização da política de cultura brasileira. “Estou muito feliz de estar aqui, de verdade, mas é um desafio. É um desafio pisar nas terras do Norte e enxergar a política pública de cultura neste grande território. Pois o Acre não é pequeno, ele é imenso pelas suas grandes potencialidades e pela sua grande diversidade não identificada e incorporada pelo conjunto do país, em especial pelas especificidades dos povos indígenas”, disse.
No Acre, a oficina conta com o apoio do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre, que é agente mobilizador do processo no Estado, e parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), iniciativa que tem com o objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Claudia Toledo, que é coordenadora do Comitê de Cultura do Acre, destacou o trabalho que vem sendo realizado nos últimos meses pelo PNCC no estado. ” Estamos realizando ações de fortalecimento do movimento cultural, depois de uma devastação da cultura, pois sofremos um massacre cultural, a gente está nessa retomada, com o PNCC, realizando um trabalho de formiguinha em cada município do estado. E o PNC vem como uma esperança, pois esperamos que tudo que a gente almeja seja escutado e consigamos realizar, para que esse instrumento não seja engavetado e, sim, aplicado para fortalecer o movimento cultual”, salientou.
A abertura da solenidade contou com a presença da secretária dos Comitês de Cultura (SCC/MinC), Roberta Martins, a diretora de Articulação e Governança (DAG/SCC), Desiree Tozi e a coordenadora dos Comitês de Cultura (DAG/SCC), Patrícia Martins. Do Acre, estiveram representantes da Ufac, Fundação Elias Mansour (FEM), Conselho Estadual de Cultura, Instituto Federal do Acre (Ifac), da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/AC), lideranças indígenas, entre outras instituições públicas e sociais.
Antes de abrir as falas oficiais, os participantes desfrutaram de um canto ancestral de conexão e sabedoria, conduzido pelo jovem Purukã Yawanawa e liderança Xiu Shanenawa. Para finalizar, o público se deleitou com uma apresentação da artista Brenn Souza.
Plano Nacional de Cultura
O Plano define princípios, diretrizes, objetivos e metas que têm impacto direto na vida das pessoas, pois orienta a elaboração e execução de políticas para o atendimento das demandas culturais dos brasileiros e brasileiras de todas as situações econômicas, localizações geográficas, origens étnicas e faixas etárias.
Nesta quarta-feira, 23, produtores culturais, gestores, artistas, membros de comitês e conselhos locais, fazedores e fazedoras de cultura, bem como agentes da sociedade civil participam da Oficina Territorial sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC).
Programação:
Quarta-feira (23/10)
9h às 10: Credenciamento e acolhimento
10h às 11h: Apresentação do percurso CNC → PNC
11h às 12h30: Diálogo sobre diagnóstico por eixo e objetivos do PNC
12h30 às 13h: Compartilhamento dos resultados dos grupos/construção dos grupos
13h às 15h: Intervalo para almoço
15h às 16h30: Rodada de trabalho com resultados e metas do PNC
16h30 às 17h30: Plenária de partilha dos resultados de cada grupo e chamado para mobilização de multiplicação do PNC
17h30 às 18h: Fechamento e encerramento das atividades
Local: Centro de Convenções UFAC – Rodovia BR 364, Km 04, s/n – Campus da Universidade Federal do Acre, Rio Branco – AC, 69917-400