Estão abertas as inscrições para o Vestibular Indígena 2025 da Universidade de Brasília (UnB). Ao todo, são 80 vagas em mais de 50 cursos de graduação, com ingresso nos dois semestres do próximo ano.
Essa seleção, exclusiva para candidatos indígenas, foi criada em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a UnB, com o objetivo de ampliar o acesso dos povos indígenas ao ensino superior e garantir o apoio necessário para sua permanência na universidade.
Indígenas interessados podem se inscrever gratuitamente no site do Cebraspe até as 18h do dia 4 de novembro.
O vestibular é exclusivo para aqueles que cursaram ou estão cursando o ensino médio integralmente em escolas públicas ou particulares, com bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%. Candidatos que já possuem diploma de ensino superior não podem participar.
Provas e etapas de seleção
As provas objetivas e de redação serão realizadas em diversas localidades do país, incluindo Cruzeiro do Sul, no Acre.
A data provável para a aplicação da prova objetiva é 8 de dezembro, com 100 questões nas áreas de língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, geografia e história, além de uma redação de até 30 linhas.
Após essa etapa, entre os dias 9 e 12 de dezembro, haverá uma fase de entrevistas, onde os candidatos passarão por uma avaliação da documentação e uma conversa pessoal com uma comissão formada por três avaliadores, que irão verificar o envolvimento do candidato com sua realidade indígena.