Equipes da Defesa Civil Nacional estão em missão na Região Norte do Brasil para ajudar a mitigar os impactos causados pela estiagem e pelos incêndios florestais. Além de atuar no Amazonas e no Pará, profissionais do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) também foram enviados ao Acre, onde o abastecimento de água potável está comprometido em diversas comunidades, e a principal via de acesso aos indígenas da região foi interrompida.
Os níveis dos rios estão alarmantemente baixos, o que impossibilita a navegação e o transporte de suprimentos essenciais. Esse cenário crítico resultou em precariedade na assistência médica e na segurança alimentar das aldeias.
Para ajudar as comunidades isoladas, o Gade está apoiando a articulação e a coordenação de ações entre diferentes esferas do governo, além de planejar a logística para a entrega de itens básicos. A equipe está empenhada na aquisição de cestas básicas e água potável para as comunidades ribeirinhas.
No último fim de semana, o Gade visitou a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) – Alto Rio Purus, em Rio Branco, dando continuidade ao apoio aos indígenas do estado.
A missão do Gade no Acre é avaliar a atuação das agências envolvidas na gestão do desastre, analisar as necessidades específicas da região, integrar as demandas estaduais aos órgãos federais e assegurar que os recursos federais sejam aplicados de forma eficiente.