20 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

20 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Dia Mundial da Saúde Mental: conheça as 15 empresas com maior índice de preocupação com o bem-estar de seus colaboradores

Anuário revela queda na avaliação geral das organizações em relação ao ano anterior. Setor Financeiro lidera o ranking e o Agro aparece na pior colocação.

Assessoria por Assessoria
10/10/2024 - 14:33
Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Anuário da Saúde Mental nas Empresas analisa os relatos das próprias organizações sobre ações promovidas para o bem-estar dos empregados. A edição de 2024, divulgada no Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), mostra que: das cinco primeiras colocadas no ranking de preocupação com a temática, três são empresas do setor Financeiro, uma do setor de Energia e Recursos Naturais, e uma de Alimentos e Bebidas. O estudo é feito pelo Instituto Philos Org.

Clique aqui para baixar o documento completo.

Neste ano, o Itaú Unibanco obteve o melhor índice entre as empresas analisadas, ocupando a liderança geral com 14,43 pontos. No Anuário do ano passado, o banco figurou na quarta colocação. A Vibra, do setor de Energia, saiu do 35º lugar no ranking geral da edição anterior para ocupar a vice-liderança em 2024, com índice de 13,95.

Também do setor Financeiro, aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente, o Bradesco (13,76) e o Banco do Brasil (13,71). O top 5 fica completo com a Ambev, do setor de Alimentos e Bebidas, com índice de 13,33.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Entre 2020 e 2022, os transtornos mentais representaram a terceira maior causa de afastamento de trabalhadores no Brasil. Em alguns setores da economia, como o Financeiro, isso representa 68% do total de pessoas afastadas. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

O Anuário da Saúde Mental nas Empresas 2024 mostra que houve queda no índice geral de preocupação das empresas com a saúde mental dos empregados em relação a 2023, passando de 5,40 para 5,06.

“O tema Saúde Mental esteve na agenda das grandes corporações durante a pandemia e no pós-pandemia. Com o fim desse período, a pauta tem saído de cena, o que ajuda a explicar a queda no índice de preocupação das empresas em relatar o que tem sido feito nessa temática. Reforçamos que a saúde mental não pode ser encarada de forma sazonal”, analisa Carlos Assis, fundador do Instituto Philos Org e editor do Anuário.

Resultados positivos – Top 15

Os 100 maiores grupos empresariais do Brasil empregam, conjuntamente, cerca de 3 milhões de pessoas e faturam quase R$ 5 trilhões.

Ao analisar os Relatos Integrados, documentos elaborados pelas próprias organizações para prestar contas à sociedade, o Anuário Saúde Mental nas Empresas 2024 revela que: das 15 empresas com maior índice, quatro são do setor Financeiro, quatro da Indústria, três do setor de Energia e Recursos Naturais e duas do setor de Telecom, Tecnologia e Comunicação. O Comércio e o ramo de Alimentos e Bebidas aparecem com um representante cada.

Além das cinco primeiras colocadas citadas anteriormente, o ranking é formado por: Gerdau (6º lugar), Enel Brasil (7º), Santander (8ª), Telefônica Brasil (9º), Usiminas (10º), Votorantim Cimentos (11º), Lojas Renner (12º), Globo (13º), Itaipu (14º) e Renault (15º).

Resultados negativos

Na ponta oposta, aparecem grandes empresas que atingiram índices inferiores a 2 pontos, sendo que a média geral do ranking é de 5,06. Das 15 piores colocadas, sete são do setor de Energia e Recursos Naturais, três do Agropecuário e duas de Serviços. Os setores de Telecom, Tecnologia e Comunicação; Comércio e Indústria figuram com uma empresa cada.

Na última colocação do ranking aparecem os Correios e Simpar, com 1 ponto cada. A empresa Cemig (1,13), a COFCO Internacional (1,14) e a Copersucar (1,14) completam o grupo das cinco piores colocadas.

Também no grupo das quinze empresas com ausência de relatos sobre promoção de ações de bem-estar para os colaboradores estão: C Vale (1,33), Klabin (1,38), Nexa Resources (1,43), Ultrapar (1,43), Claro (1,53), EDP (1,57), Bunge Alimentos (1,67), Sabesp (1,71), Drogarias DPSP (1,86) e Natura & Co (1,86).

Sobre o Anuário

Essa é a segunda edição do Anuário Saúde Mental nas Empresas. O estudo, elaborado pelo Instituto Philos Org, surgiu antes mesmo da promulgação da Lei 14.831/2024 que estabelece o Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental. A metodologia do Anuário cobre integralmente os pontos elencados na legislação, que ainda carece de regulamentação.

Para elaboração do ranking foram considerados critérios como: programas de promoção de saúde mental e física, desenvolvimento de lideranças em saúde mental, disponibilização de psicoterapia, suporte psiquiátrico e psicológico, ações de psicoeducação, práticas alternativas, grupos de afinidade e ações em comunidade, canais de atendimento e psicometria, pesquisas e censos.

O fundador do Instituto Philos Org e editor do Anuário, Carlos Assis, explica que não basta a uma empresa a adoção de um conjunto de práticas ESG. É preciso haver uma Filosofia que direcione o comportamento ético da liderança e da organização, além de atravessar toda a estratégia e as ações da empresa.

“Em relação à saúde mental, vemos, em algumas organizações, programas com belas ações aparentes que não se confirmam na cultura e no cotidiano das relações com seus funcionários. Nosso propósito é iluminar o que tem sido feito de melhor para inspirar e influenciar as demais organizações na adoção de uma estratégia verdadeira e efetiva para a saúde mental dos colaboradores”, afirma.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Perpétua garante R$ 3 milhões para realização dos Jogos Estudantis Digitais no Acre

Próxima Notícia

Tião Bocalom recebe prefeito de Cruzeiro do Sul e reforça união entre municípios

Mais Notícias

Seacom/ Prefeitura de Rio Branco
6º destaque

De aulas de alfabetização a capoeira; confira a agenda cultural desta quinta-feira em Rio Branco

20/08/2025
Rio Branco registra menor investimento em saneamento básico por habitante entre capitais brasileiras, aponta estudo
4º destaque

Rio Branco registra menor investimento em saneamento básico por habitante entre capitais brasileiras, aponta estudo

20/08/2025
Foto: Arquivo/Prefeitura
Geral

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações no Dia Mundial de Combate ao Mosquito

20/08/2025
Foto: Marcos Santos/Secom
Geral

Judiciário define regras para entrada de crianças e adolescentes no Festival da Farinha

20/08/2025
Tribunal de Justiça regulamenta entrega voluntária de crianças para adoção no Acre
Geral

Tribunal de Justiça regulamenta entrega voluntária de crianças para adoção no Acre

20/08/2025
Programa Mulheres Mil oferece oportunidades de qualificação. Foto: Luciano Cezario.
Geral

Governo e Ifac abrem inscrições para 60 vagas em cursos do programa Mulheres Mil

20/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: assessoria

Tião Bocalom recebe prefeito de Cruzeiro do Sul e reforça união entre municípios

Foto: Arquivo/Defesa Civil

Friale prevê chuvas e aumento no nível do Rio Acre: 'ultrapassa os 2 metros até domingo'

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre