Segundo a nota, o objetivo da medida é assegurar a continuidade dos tratamentos e o bem-estar dos pacientes. Além disso, no documento, “a Sesacre e a Fundhacre se solidarizam com os pacientes e destacam que na segunda-feira, 14, gestores se reuniram com um grupo de pacientes e familiares a fim de ouvir suas demandas. Diante dos assuntos discutidos durante o encontro, foram realizadas visitas às duas clínicas conveniadas, com o intuito de melhorar ainda mais os atendimentos aos pacientes”.
Quanto a um possível encerramento no serviço de nefrologia da Fundação, estão sendo feitos estudos, ainda de acordo com a nota, para avaliar a possibilidade de que o espaço onde atualmente funciona o serviço seja transformado em uma nova ala de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “No entanto, caso a mudança seja concretizada no futuro, os atendimentos para casos emergenciais dos pacientes renais crônicos continuarão sendo ofertados normalmente no serviço de nefrologia, sendo o serviço de nefrologia uma referência para este tipo de atendimento”.
Leia a nota na íntegra:
Nota pública sobre o serviço de hemodiálise da Fundhacre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), vem a público esclarecer sobre a continuidade do serviço de nefrologia da Fundhacre.
Ocorre que, devido a um desabastecimento temporário ocasionado pela demora na entrega de insumo essencial por parte da empresa fornecedora, 64 pacientes renais crônicos que realizam tratamento de hemodiálise três vezes por semana no serviço de nefrologia da Fundhacre tiveram seus atendimentos transferidos temporariamente para clínicas parceiras. O objetivo da medida é assegurar a continuidade dos tratamentos e o bem-estar dos pacientes.
A Sesacre e a Fundhacre se solidarizam com os pacientes e destacam que na segunda-feira, 14, gestores se reuniram com um grupo de pacientes e familiares a fim de ouvir suas demandas. Diante dos assuntos discutidos durante o encontro, foram realizadas visitas às duas clínicas conveniadas, com o intuito de melhorar ainda mais os atendimentos aos pacientes.
Quanto ao possível encerramento do serviço de nefrologia da Fundhacre, cabe informar que, diante da demanda por mais leitos de UTI no estado, estão sendo feitos estudos de viabilidade técnica para avaliar a possibilidade de que o espaço onde atualmente funciona o serviço seja transformado em uma nova ala de UTI.
No entanto, caso a mudança seja concretizada no futuro, os atendimentos para casos emergenciais dos pacientes renais crônicos continuarão sendo ofertados normalmente no serviço de nefrologia, sendo o serviço de nefrologia uma referência para este tipo de atendimento.
Reforçamos, ainda, que o serviço de nefrologia da Fundhacre segue em funcionamento, atendendo pacientes internados no complexo hospitalar, seja nos leitos clínicos ou Unidade de Terapia Intensiva.
Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde do Acre
Ana Beatriz de Assis Souza
Presidente da Fundhacre