A safra acreana de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 187,5 mil toneladas em 2024, de acordo com a estimativa de setembro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este resultado é 2,5%, ou 4,8 mil de toneladas abaixo da safra obtida em 2023 (192,4 mil toneladas). Segundo o IBGE, os períodos de seca prolongaram-se e afetaram fortemente a produção.
A área a ser colhida deve ser de 93,6 mil hectares, apresentando crescimento de 1,5%, ou 1,3 mil hectare frente à área colhida em 2023, que foi de 92,3 mil.
O estudo faz previsão sobre a colheita de produtos como amendoim, arroz, feijão, milho e soja. Além de outros itens como banana, café, cana-de-açúcar, fumo, laranja e mandioca.
No Acre, as produções de milho, amendoim, feijão, banana, cana-de-açúcar, mandioca e fumo estão com previsão de queda para este ano. A soja deve ter uma alta de 34,1% na produção do estado este ano. Arroz, banana, café e laranja também devem ter crescimento na produção.