A governadora em exercício do Acre, Mailza Assis, publicou na noite desta terça-feira, 16, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), a exoneração de Julie Messias e Silva do cargo de secretária de Estado do Meio Ambiente.
Julie havia sido nomeada para o cargo em 1º de janeiro de 2023, mas, conforme a publicação, pediu exoneração de suas funções. O decreto, assinado pela governadora, entrou em vigor imediatamente após sua publicação.
No mesmo documento, foi anunciada a nomeação de Leonardo das Neves Carvalho como o novo secretário de Meio Ambiente. Leonardo, até então, presidia o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC).
Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, Leonardo atua há quase de 20 anos na assessoria jurídica, com atuação na regularização jurídica, compliance, formação de ativos ambientais, análise de padrões de certificação, projetos de REDD+, negociação de créditos de carbono, bem como no acompanhamento e elaboração de estratégias ESG (Environmental, Social and Governance) no âmbito do Estado do Acre.
Outras mudanças
Além da troca de comando na Secretaria de Meio Ambiente, a edição do DOE trouxe outras mudanças no governo. Francisco Romário de Oliveira Costa foi exonerado da presidência do Instituto de Terras do Acre (ITERACRE), assim como Arthur Abreu Rios, que deixou o cargo de Diretor Executivo Técnico do órgão.
No entanto, ambos os nomes foram reposicionados em novas funções dentro da mesma instituição: Arthur Rios foi nomeado para um cargo em comissão do Grupo de Natureza Especial, e Romário Costa assumiu a Diretoria Executiva Técnica do ITERACRE.