Ampliar as ações de conscientização do Outubro Rosa é um dos principais compromissos do governo do Acre. Nesse contexto, a vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, realizou, neste sábado, 19, uma ação de sensibilização voltada aos servidores do departamento da secretaria no Juruá.
A atividade incluiu a troca de informações sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, a disponibilização de serviços e orientações de saúde.
A titular da SEASDH Mailza Assis ressalta a importância de levar iniciativas diretamente para o interior do estado, garantindo a efetivação da campanha.
“Estamos aqui comemorando o Outubro Rosa na campanha pela saúde da mulher, em Cruzeiro do Sul, onde realizamos um atendimento voltado à saúde de nossos servidores e das mulheres. O evento foi muito bom; as pessoas trouxeram suas famílias e foram atendidas. Agora, esperamos os melhores resultados para nossa assistência social em Cruzeiro do Sul”, afirma.
No local, foram oferecidos diversos atendimentos de saúde, incluindo vacinação, testes rápidos e sorologias para sífilis, hepatite e HIV, além de pré-consultas, aferição de pressão arterial, glicemia e acolhimento e atendimento psicológico.
“Durante o dia de saúde, destacamos a importância do Outubro Rosa, incentivando as mulheres a realizarem os exames de mamografia e de prevenção ao câncer de colo de útero. Além disso, conseguimos uma parceria com a prefeitura e a atenção básica, que proporcionou uma tarde com consultas médicas, testes rápidos para várias patologias, atendimento psicológico e também pré-consultas com aferição de pressão arterial”, destaca a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), Josiana Bezerra.
O Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
A coordenadora do departamento do Juruá, Carem Carvalho, frisa que a ação é importante para reforçar o autocuidado da mulher.
“É um momento de confraternização onde nós da equipe da SEASDH, juntamente com a equipe da Casa Abrigo da Mulher, estamos todos unidos com o governo do Estado do Acre e a Secretaria Municipal de Saúde para organizarmos e lançarmos a campanha Outubro Rosa, onde todas as mulheres precisam se cuidar e fazer o autoexame para poder prevenir contra o câncer de mama”, concluiu.
Fonte: Agência de Notícias do Acre