A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu, na tarde deste sábado, 19, nota de esclarecimento em que nega as denúncias de que órgãos aptos para transplante na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) estão sendo perdidos.
O documento informa que, na sexta-feira, 18, um transplante de fígado ocorreu com sucesso nas dependências na unidade de saúde.
Sobre os transplantes de córneas, o governo diz que os tecidos captados estão em processo de envio para o Banco de Olhos do Distrito Federal para análise de viabilidade para o procedimento.
Em relação aos rins, a Sesacre comunica que as cirurgias não ocorreram ainda devido à incompatibilidade dos órgãos doados com os pacientes que aguardam pelo transplante.
Leia a íntegra da nota:
“Nota pública sobre a captação de órgãos na Fundhacre:
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informa que são inverídicas as denúncias de suposta perda de órgãos aptos a transplante na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).
Nesta sexta-feira, 18 de outubro, foi realizada com sucesso a captação de órgãos de um doador local, cujo fígado foi implantado com sucesso em um paciente natural de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, demonstrando que a Fundhacre está bem equipada e com uma equipe preparada para realizar este tipo de cirurgias.
Em relação às córneas, a Sesacre confirma a captação e esclarece que seguindo o protocolo estabelecido pelo Sistema Nacional de Transplantes, os tecidos estão em processo de envio para o Banco de Olhos do Distrito Federal onde será avaliada sua viabilidade para transplantes. Quanto aos rins, a Sesacre compreende o anseio pelo retorno dos transplantes renais, mas reforça, ainda, que a Fundhacre está devidamente preparada para o início das cirurgias, que não ocorreram ainda devido à incompatibilidade dos órgãos ofertados com os pacientes listados que aguardam pelo transplante renal no Acre. Desta forma, os rins foram ofertados ao Sistema Nacional de Transplantes.
A Sesacre ressalta ainda que todas as doações são tratadas com o máximo de respeito aos doadores e seus familiares que mesmo em um momento de dor, realizam este ato de imensa generosidade, capaz de salvar vidas e destaca seu compromisso com a saúde pública, especialmente com a manutenção do programa de transplantes do Acre, que já salvou e devolveu a qualidade de vida a 522 pacientes ao longo de sua história.
Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde do Acre”.