A greve dos servidores do INSS chegou ao marco de 101 dias nesta quinta-feira, 24. O movimento foi deflagrado no último dia 16 de julho e, até o momento, não houve acordo com o governo federal.
Entre as principais reivindicações estão: reajustes salariais e investimentos na estrutura de atendimento.
Em Rio Branco, os atendimentos na Agência de Previdência Social estão sendo feitos com agendamento, em casos de perícia e avaliação social. Os demais serviços podem ser acessados pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo número 135. No interior do acre os trabalhadores do INSS não aderiram ao movimento.
Em carta aberta, o Comando Nacional de Greve (CNG) da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) expôs os motivos da greve e a falta de negociação por parte do governo.
No documento, a FENASPS argumentou que é fundamental que a população se engaje ativamente na luta em defesa da Previdência Social e dos serviços públicos, que são conquistas do povo brasileiro, obtidos ao longo de anos e que garantem proteção social a milhões de brasileiros.