Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Liderança do povo Manchineri do Acre participa da COP 16 em Cali, na Colômbia

Liderança do povo Manchineri do Acre participa da COP 16 em Cali, na Colômbia

Foto: Assessoria

Liderança do povo indígena Machineri do Acre, Wuriu Manchineri participará da 16ª Conferência sobre Biodiversidade (COP 16) na cidade de Cali, na Colômbia. O evento acontecerá entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro e contará com a presença de mais de 190 países e membros da sociedade civil organizada.

Tendo por tema “Paz com a Natureza”, a COP 16 busca discutir e encontrar soluções sustentáveis para o planeta.

Wuriu integra o evento a convite da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) como representante da organização de base no Acre, MATPHA, onde atua como vice-diretor.

A liderança é um jovem Indígena do Povo Manchineri, atua como vice-diretor da Manxinerune Tsihi Pukte Hajene (MATPHA), Conselheiro no Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), Bolsista pelo Programa de Educação Tutorial (PET) – Conexões de Saberes Comunidades Indígenas, Bacharelando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre e Bacharelando em Direito pela União Educacional do Norte (Uninorte).

Com o apoio da Coiab, Greenpeace e Hivos, o jovem participará do evento para reafirmar a necessidade das políticas Indígenas de garantia de direitos e políticas coerentes para o cuidado da vida, bem como a segurança jurídica dos territórios indígenas como estratégia eficaz para políticas locais, nacionais e internacionais de combate às crises de biodiversidade e climática.

Desde 2007 o movimento Indígena luta contra o PL do Marco Temporal, tese que afeta diretamente o Direito ao Território, garantido no artigo 231 da Constituição Federal.

O Projeto de Lei foi aprovado no STF, porém, o movimento indígena segue lutando firme e unido para impedir que a tese do retrocesso seja implementada no Brasil.

Fonte: Assessoria

Sair da versão mobile