A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de outubro do novo Bolsa Família. Todos os 22 municípios do Acre, afetados pela severa estiagem, estão em situação de emergência e terão o pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás unificado em outubro.
Ao todo, 132,79 mil famílias acreanas serão beneficiadas, recebendo o repasse total de R$ 96,11 milhões referente ao Bolsa Família. Além disso, 50,93 mil lares terão acesso ao Auxílio Gás, em um investimento de R$ 5,29 milhões.
A medida do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) busca mitigar as dificuldades enfrentadas pela população em municípios que estão em situação de emergência ou calamidade pública.
No Acre, a seca e a falta de chuvas intensificaram os problemas enfrentados pelas famílias, especialmente as mais vulneráveis.
Para os municípios em situação crítica, como os do Acre, o governo federal optou pela unificação do calendário de pagamento dos benefícios. Isso significa que as famílias não precisarão esperar o escalonamento habitual, que segue os últimos dígitos do Número de Identificação Social (NIS).
A partir desta sexta-feira, 18, todos os beneficiários já podem movimentar os recursos recebidos, seja do Bolsa Família ou do Auxílio Gás, no primeiro dia de transferências, sem a necessidade de aguardar o cronograma habitual.